Início > Acesso Rápido > Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Em que parte do processo de editoração meu livro se encontra?


A fim de facilitar a comunicação entre a Editora da UFRN e os autores que possuem propostas de publicação aprovadas, a EDUFRN agora possibilita, por meio do site, verificar em que setor ou etapa de produção encontram-se os livros a serem publicados.


Para outras informações, acesse: http://www.edufrn.org/pages/fluxo-de-producao.php


  


O que é a revisão de originais?


Após a aprovação da proposta de publicação submetida à Editora Da UFRN, o original do autor entra em processo de produção pela equipe de editoração. A editoração de um livro engloba as várias fases de trabalho antes de a obra ir para a gráfica. É trabalho dos revisores fazer melhoramentos na proposta inicial, atentando para aspectos ortográficos, gramaticais e semânticos, a fim de assegurar-lhes correção, clareza, concisão e harmonia.


 


Quanto tempo dura a revisão?


O tempo para a realização do processo de revisão varia de acordo com o material submetido, uma vez que cada proposta de publicação apresenta suas particularidades. Dessa forma, não é possível estabelecer um prazo comum para todas as propostas. Recomenda-se paciência com os detalhes, pois se trata de um processo cuidadoso e que demanda certo tempo para se obter um resultado de qualidade. Esse é o momento de deixar o texto com a melhor apresentação possível.


 


O que é diagramação?


Depois depassar pelo setor de revisão, o original do autor passa por um processo chamado diagramação, em que o texto toma forma das páginas conforme serão publicadas. O setor de Design Editorial e Gráfico é responsável pela concepção de projetos gráficos de livros, aplicando-os na diagramação do miolo. Nesse setor também são produzidas as capas de livros.


 


Qual a resolução ideal para as imagens a serem incluídas na publicação?


Caso façam parte do texto figuras que precisem ser redesenhadas, é responsabilidade do autor enviá-las à Editora com um padrão que possibilite a sua aproveitamento na arte final. A resolução mínima de imagens é de 300 DPI’s. Uma imagem fora desse padrão comprometerá a qualidade do produto final.


 


Como incluir fontes de imagens a serem incluídas na publicação?


As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto. As fontes devem aparecer logo abaixo: Fonte: Autor, ano e página. Se possível, no caso de fotografias, usar: Foto: Nome do fotógrafo, mês/ano. Quanto aos mapas, croquis, plantas, cartogramas ou outros tipos de ilustrações que forem adaptadas pelo autor, colocar após fonte a informação: Adaptado por: Nome, mês/ano.


 


Como conseguir o ISBN de uma publicação?


 O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema que identifica numericamente os livros Segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. Nos livros publicados pela Editora da UFRN, a solicitação é responsabilidade do setor de Editoração. As solicitações são feitas por meio de formulário enviado pelos Correios. Após concedido, o registro é recebido por e-mail.


 


Quem paga pelo ISBN das obras a serem publicadas?


Em conformidade Resolução nº 002/16-CONSED, de 21 de Outubro de 2016, que altera o procedimento de pagamento dos boletos destinados ao fornecimento de ISBN para os livros em produção, cabe aos autores ou organizadores responsáveis, o pagamento dos boletos destinados ao fornecimento de ISBN das obras em produção.


 


A EDUFRN pode emitir ISBN para livros que não se encontram no fluxo de produção?


Em conformidade com os Artigos 6º e 9º a Política Editorial da UFRN, a Editora da UFRN só solicita à Agência Nacional de ISBN, vinculada a Fundação Biblioteca Nacional, o ISBN, com seu prefixo editorial e código de barras, de obras a serem publicadas com seu logotipo e em conformidade com os termos estabelecidos em Edital.


Voltar