Início > Notícias > EDUFRN lança livro sobre a produção pública de espaço residencial em Natal

EDUFRN lança livro sobre a produção pública de espaço residencial em Natal

Publicado em 02.03.2018

A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) acaba de lançar o livro digital Segregação e gentrificação: os conjuntos habitacionais em Natal, de Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros. A obra já se encontra com livre acesso para visualização e download no Repositório Institucional da UFRN, podendo ser acessada neste link.


O livro analisa a produção pública de espaço residencial na cidade de Natal via política habitacional, e seu posterior aparelhamento promovido por investimentos públicos e privados. Parte-se do pressuposto de que a produção dos conjuntos gerou uma acentuada segregação entre as regiões, os bairros e os conjuntos.


Entende-se, por outro lado, que ao longo do tempo essas áreas passaram a ter uma maior concentração de investimentos e infraestruturas, tornando-as enobrecidas e valorizadas, constituindo-se, desta forma, um processo de gentrificação.


O estudo prevê uma caracterização histórica das políticas públicas urbanas em Natal, de forma a entender a cidade do presente e refletir sobre as práticas já vivenciadas.


Voltar