Início > Notícias > Exposição inspirada em livro da Editora da UFRN é aberta em São Gonçalo de Amarante

Exposição inspirada em livro da Editora da UFRN é aberta em São Gonçalo de Amarante

Publicado em 20.08.2025

Exposição "Dona Militana". Foto: Renata Coutinho.

Após temporada de sucesso na Pinacoteca do Estado do RN, em Natal, a exposição Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar será apresentada em São Gonçalo do Amarante, cidade natal da artista. A mostra, com curadoria de Rafael Sordi Campos, Marcos Paulo Pereira e Angela Almeida, acontece de 20 de agosto a 22 de setembro de 2025 no Museu Municipal Sephora Bezerra, como parte das comemorações pelo centenário da maior guardiã do romanceiro potiguar.


A exposição conta com a colaboração de artistas e artesãos que enriqueceram a narrativa visual da mostra. O fotógrafo Wagner Varela cedeu imagens raras de Dona Militana; Angélica Martins contribuiu com a marcenaria e a montagem; e o artista plástico Carlos Sérgio Borges criou obras inéditas sobre os Congos de Combate. Também participam os artesãos de São Gonçalo do Amarante: o ceramista Zé Santana; Denis Alencar, que confeccionou as flores de palha; e Zé da Palha e Dona Benedita – filha de Dona Militana –, que produziram os cestos que também compõem a mostra.


Inspirada no livro homônimo de Angela Almeida, publicado pela EDUFRN em 2024, a exposição propõe uma tradução estética das narrativas orais de Dona Militana por meio de instalações artísticas contemporâneas. A experiência é sensorial e interativa, com desenhos, fotografias, trilha sonora, referências afro-brasileiras e ibéricas, além da participação de artesãos locais. A exposição conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A entrada é gratuita, e visitas escolares podem ser agendadas.


A iniciativa conta com o apoio da Fundação José Augusto, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Também são parceiros a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, a Fundação Cultural Dona Militana, o Museu Municipal Sephora Bezerra, a Secretaria Municipal de Educação e o IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante.


Serviço
Exposição: Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar
Período: 20 de agosto a 22 de setembro de 2025
Local: Museu Municipal Sephora Bezerra – Fundação Cultural Dona Militana (São Gonçalo do Amarante/RN)
Entrada: Gratuita


Voltar